O advento do uso das energias sustentáveis assim como dos veículos elétricos impulsionados pela necessidade da diminuição do gás carbônico, para redução do aquecimento global, resumidos no Acordo de Paris, provocarão uma mudança radical no seu ecosistema, especialmente, na indústria automotiva e sua cadeia produtiva, ou seja das Distribuidoras, Postos de Combustíveis, Concessionárias, Lojas de Veículos Usados, assim como das próprias Fábricas e seus fornecedores.
Aqui apresentamos uma solução completa, como um business plan com uma visão de 360º, que propõe a criação de valores nesta cadeia produtiva, com redução de custos, aumento de vendas e geração de maiores resultados para todos os players, integrando as economias do uso da energia solar e dos ventos, ESaaS, com a plataforma de serviços financeiros com o novo conceito de BaaS - Banking as a Service, como explicado abaixo.
Na imagem acima se observa 3 pontos de abastecimento de veículos elétricos em um estacionamento que poderia ser de um shopping, supermercado, condomínio de escritórios ou mesmo residencial, ficando as perguntas pata os players da cadeia produtiva:
1) No telhado dos shoppings já existem painéis fotovoltaicos captando energia solar a baixo ou sem custos? Parte dessa energia, mais econômica, poderia estar sendo repassada para os seus lojistas?
2) A recarga dos veículos elétricos, como forma de atrair clientes, poderia ser gratuita ?
3) O que os postos de combustíveis estão fazendo para enfrentar a entrada desses novos concorrentes no mercado? Eles estão preparados para a disruptura do setor?
4) Como as concessionárias e lojas de veículos usados poderiam se beneficiar desta nova onda? Os últimos teriam interesse em ter suas próprias fontes de energia renovável integrada com serviços de financiamentos próprios?
5) O que as fabricas estão fazendo para reduzir o custo de energia das suas concessionárias? Elas teriam interesse em participar de fazendas solares ou parques eólicos, sob a forma de consórcios, gerando créditos e, ainda participar de uma rede de postos de combustíveis, sem investimento? Teriam interesse em repassar créditos para seus fornecedores, reduzindo custos dos insumos?
6) As fábricas teriam interesse em ter seus Point os Sales para demonstrações e vendas de veículos elétricos nos shoppings ou aeroportos?
ENTENDENDO A CADEIA DE SUPRIMENTOS
Na imagem abaixo pode-se entender a cadeia de suprimentos da energia sustentável, que pode transferir valores a cada elo, ou seja desde a geração primária, passando pela transmissão, distribuição até a entrega final para os consumidores P Física ou P Jurídica.
EXEMPLO DE PARCERIAS NA ESTRUTURAÇÃO
DE
GRANDES PARQUES DE ENERGIA SUSTENTÁVEL
Abaixo as manchetes de parcerias entre empresas de setores diferentes que se associaram para reduzir seus custos de energia elétrica, via captação de fontes renováveis que serão repassadas para suas redes de associados.
Cabe aqui perguntar o que as fábricas automotivas estão fazendo nesse sentido? Várias delas não poderiam se unir em consórcios, para reduzir seus custos de energia?
O QUE O MERCADO JÁ OFERECE PARA
RECARGAS DE VEÍCULOS ELÉTRICOS
Já existem muitas ofertas de carregadores para veículos elétricos, fora dos postos de combustíveis, importados ou nacionais. A WEG de S. Catarina, uma das grandes fabricantes de componentes para captação de energia sustentável, já oferece esses equipamentos como se pode ver dos carregadores Wall (parede para residências), Parking (estacionamentos) e Station (estradas), no seu catálogo clicando no link a seguir, logo após a imagem abaixo.
Nas reportagens abaixo estão os relatos das dificuldades encontradas pelos motoristas em suas viagens no sul do país, que indicam o que deve ser feito para se aprimorar o sistema, que essa solução se propõe a fazer, centralizando as informações das cargas em só local.
As grandes marcas com suas redes já estão se posicionado para o abastecimento com a energia solar como se vê nas manchetes abaixo, desde a estruturação de usinas solares, remotas, até a instalação de painéis solares nos telhados de seus próprios postos.
A Raizen dona da rede Shell que tem perto de 7.000 postos de combustível com cerca de 1.000 lojas de conveniência, está implantando sua primeira usina solar com 3.800 placas inserida em uma área de 40 mil metros quadrados, equivalente a dois campos de futebol que terá uma capacidade instalada de energia de 1.3 MW, estimando que seus parceiros possam ter uma economia anual dos gastos com energia elétrica mensais entre R$ 5 mil a R$ 10 mil, que podem ou não investir em seus telhados painéis solares. Fonte: Sala da Imprensa - jun 2019.
Já a rede Ipiranga, com cerca de 7.500 postos, em outro modelo o de Geração Distribuída Compartilhada GDC, está incentivando seus postos, também, a investirem em painéis solares em seus próprios telhados.
No vídeo a seguir de 39 minutos se vê considerações sobre o futuro desse setor desde o preço de venda dos veículos elétricos ainda muito altos, como do baixo custo de manutenção e, principalmente, do tempo de recarga, que fica a desejar quando mencionam 30 minutos, apenas, como carga rápida.
Nas reportagens acima e nos catálogos dos fabricantes se informa um tempo de carga maior, superior a 1 hora, o que representa outro desafio para os motoristas e postos de combustível, quando hoje estamos acostumados a uma espera de 10 / 15 minutos, no máximo, para um abastecimento.
Neste contexto como os postos, que precisam de um giro rápido nos abastecimentos, vão fazer quando um veículo elétrico permanecer, 1 ou 2 horas parado, ocupando uma bomba de recarga? Com essa análise se constata facilmente a disrupção que fatalmente atingirá esse elo da cadeia produtiva, ficando a pergunta: Quantos sobrevirão?
Como integrar a energia solar com postos de combustível
GRUPO STUDIO
NECESSIDADES & SOLUÇÕES
POSTOS SEM BANDEIRA
Existem oportunidades enormes que estão na ponta final da cadeia produtiva, ou seja nas necessidades dos postos de combustíveis, pois como vimos acima, as grandes redes já equacionaram seus planos de desenvolvimento sustentável, além das concessionárias e lojas de automóveis usados.
Entretanto o país tem algo como 19.000 postos de combustíveis, sem bandeira os quais têm pouco suporte de marketing, dificuldade em desenvolver parcerias âncoras, poucas alternativas de financiamentos e, ainda precisam arcar com o ônus do novo investimento na energia solar, uma vez equacionado o tempo de espera das recargas de abastecimento, para os veículos elétricos, que podem ultrapassar a 1 hora, contra os 10 / 15 minutos máximos atuais, o que requer não só um novo local específico para recarga dos veículos, como para os motoristas, ou seja com as lojas de conveniência adequadas, com mesas e cadeiras.
Sob o ponto de vista de marketing de atração e fidelização de clientes veja a importância da revista KM de Vantagens da rede Ipiranga que tem uma edição (customizada por posto), com cerca de 30 milhões de leitores e 150 parceiros que anunciam produtos com descontos e, seu cartão de crédito que pode ter ou não o retorno como cashback.
Além das parcerias com fornecedores, descritas acima a Ipiranga desenvolveu a plataforma Abastece Ai para os motoristas Uber que no país somam mais de 1 milhão de profissionais abastecendo diariamente seus veículos nessa rede.
Do lado da redução de despesas é importante ressaltar o investimento que o da energia elétrica tem 2 vetores a própria captação no telhado do posto e a de estar conectado a uma usina solar via a rede elétrica.
Antes de finalizar, deve-se ainda perguntar qual é o suporte que os postos sem bandeira têm de linhas de créditos automáticas como financiamentos de capital de giro, de desinvestimentos de ativos fixos via sale lease back, de análises de desempenho econômico, a partir suas demonstrações financeiras com uso dos índices financeiros das médias setoriais, onde se possa prever dificuldades no fluxo de caixa que estes têm dos bancos, escritórios de contabilidade e de assessorias jurídica, incluindo além das avaliações das empresas, a importante parte da sucessão e gestão de bens familiares, evitando-se conflitos futuros?
O que é Sale LeaseBack?
PATRINVEST
O FUTURO
NISSAN introduces the Fuel Station of the Future
Como tivemos oportunidade de observar são várias as necessidades dos postos de combustíveis sem bandeira, sendo a principal a de se estruturar uma rede sui generis, ganhando mais força para competir com as demais, criando suas próprias ferramentas e, principalmente, quando poderiam formar parcerias em nichos que ainda permanecem livres, como seria com as quase
NECESSIDADES & SOLUÇÕES
CONCESSIONÁRIAS
7.900 concessionárias e as POs shoppings e aeroportos
NECESSIDADES & SOLUÇÕES
LOJAS DE AUTOMÓVEIS USADOS
48.000 lojas de automóveis usados. web motors financeira propria
ecosistema
nossosbairros
A SOLUÇÃO COMPLETA
ESaaS + BaaS serviços publicos
revista nossos bairos
Postos - CC Seguros - Sale lease
Lojas autos BaaS -
FAbricas e Concessionarias - Fazenda Solar
consorcio Fazenda Solar
Imobiliarias
Caminhões e Onibus
Compras e Import em Grupo Combu Pneus
capital precatorios - ltns
Projetos
BAnco topazio
Seguros - ICATU
vendas compartilhadas
ganho por indicação
consorcio
capital precatorios - ltns
Para uma efetiva redução dos custos de energia o ideal é que cada posto além da captação de sua própria energia com painéis solares no seu telhado, também esteja Esta gigantesca concorrência que crescerá de forma exponencial, representa uma disruptura neste setor, como é o exemplo dos, com os bancos e o surgimento das fintechs, com custos operacionais menores, apoiados pela tecnologia, por isso, a associação das palavras finanças e tecnologia e os novos conceitos de Banking as a Service (BaaS), disponibilizada nessa solução para esse nicho de mercado, como informado abaixo.
Esta gigantesca concorrência que crescerá de forma exponencial, representa uma disruptura neste setor, como é o exemplo dos, com os bancos e o surgimento das fintechs, com custos operacionais menores, apoiados pela tecnologia, por isso, a associação das palavras finanças e tecnologia e os novos conceitos de Banking as a Service (BaaS), disponibilizada nessa solução para esse nicho de mercado, como informado abaixo.
Expansão loja convenciencia - cafe - p queijo peço de custo - Lavagem gratuita
SINDIMINAS (Betim/MG), SINDISUL (Porto Alegre/RS), SINDESC (Itajaí/SC), SICOMPAR (Araucária/PR) e SINDIGOIAS (Goiânia/GO) e representa as categorias econômicas pertencentes ao comércio atacadista de distribuição de combustíveis, gás natural e biocumbustiveis, em todo território nacional. Os sindicatos agregam atualmente 43 distribuidoras
Quarto maior mercado do mundo, com
grande dispersão geográfica, logística complexa, locais
de difícil acesso, mais de 40.000 postos de combustíveis,
mais de 180 Distribuidoras
google mpas para identificar postos sem website
Expansão loja convenciencia - cafe - p queijo peço de custo - Lavagem gratuita
In 2020, Neoenergia inaugurated the first electric mobility corridor in the Northeast, which will be the largest in Brazil when completed. It will connect the capitals Salvador (BA) and Natal (RN), passing through the cities of Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE) and João Pessoa (PB). The project will be more than 1,100 kilometers long and a structure that will have 18 refueling points along the roads that connect the states and in urban areas.
"Neoenergia's Green Corridor is an innovative initiative to stimulate sustainability. The project offers society a possible alternative to contribute to the fight against climate change. Encouraging electric mobility means reducing greenhouse gas emissions by decarbonizing the vehicle fleet,"says José Brito, Director of Research and Development at Neoenergia.